domingo, 14 de março de 2010

Emulando controle do Xbox

xbox-controller No lançamento do Windows Vista a Microsoft apresentou o Games For Windows, que seria uma tentativa de padronizar a maneira que os jogos para PC se comportam. Uma dessas padronizações foi a da compatibilidade dos jogos com controles do Xbox para PC. Isso seria uma coisa boa, se as produtoras não matassem a compatibilidade com os outros joysticks.

Até hoje eu usava como alternativa o Xpadder, programa que transforma comandos do joystick em comandos do teclado, assim é só você configura-lo e começar a jogar. Mas hoje eu comecei a jogar Sonic & Sega All-Stars Racing, jogo de corrida no estilo Mario Kart mas com os personagens da SEGA e que tem multiplayer split screen. Enquanto eu estava jogando no modo Single Player o Xpadder me ajudou e muito, mas quando eu quis jogar no modo Multiplayer, meus problemas voltaram.

Quando o Xpadder é usado, o tipo de controle que os jogos identificam é o Teclado(ou Mouse), mas num jogo multiplayer são necessários vários controles, e mesmo o teclado tendo mais de 100 teclas, ele é só um, então essa alternativa deixa de funcionar.

Procurando na internet eu encontrei um programa que realmente emula um controle de Xbox. O XBOX360 Controller Emulator faz com que o seu joystick seja identificado pelo jogo como um controle de Xbox. Ele funcionou comigo usando um joystick Genius MaxFire Blaze2. Esse programa já tem um sucessor, o x360ce vibmod, eu o testei (bem) rapidamente e ele não funcionou, talvez seja porque eu deixei restos da versão anterior, não sei. O programa não é compatível com todos os jogos e todos os joysticks, mas quebra um galho.

xce

Você já deve estar de saco cheio de ouvir tanta historinha, então vamos às instruções para instalação. Depois de baixar o arquivo e extrair o arquivo, você pode abrir o arquivo XImputTest para ver se o joystick foi encontrado, se tudo der certo vai aparecer uma imagem como a acima. Aperte os botões do joystick para ver quais ele representa no controle do Xbox.

Para fazer o jogo funcionar com seu joystick você precisa copiar os arquivos xinput1_3.dll e xbox360cemu.ini para a pasta do jogo. Caso apareça algum aviso para substituir arquivo, não substitua. O arquivo xinput*.dll pode ter vários nomes, então caso não funcione de primeira, você vai precisar renomea-lo até que ele funcione. Os nomes que podem ser usados são:

xinput9_1_0.dll
xinput1_3.dll
xinput1_2.dll
xinput1_1.dll

Depois disso é só se divertir. Assim você pode continuar usando o joystick que já tem e não precisa comprar um Controle do Xbox que é bem mais caro. Mais instruções sobre o programa podem ser encontradas no arquivo Readme e na página de download.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.