quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A qualidade dos canais por assinatura

canais Recentemente teve todo um bafafá por causa da falta de qualidade do AXN ao exibir Lost, principalmente por causa da falta de qualidade da legenda e por terem exibido o primeiro bloco com legendas em português de Portugal. Isso me fez ter vontade de escrever sobre a [falta de]qualidade dos canais por assinatura.

Acho que os piores canais quando se fala de qualidade são o AXN e o Sony, ambos da mesma programadora. Neles, a legenda só começa a aparecer quando a animação do logotipo está na metade, antes disso a legenda não aparece nem por um decreto. Se o bloco começar com uma fala importante, alguém que não domina o inglês vai ficar perdido. Ou seja, a animação do logo é mais importante que a legenda da série.

No Warner Channel os problemas[que eu tenha visto] são menores. Eu já vi uns programas com legendas em espanhol ou sem legenda. Mas isso foram poucas vezes. Isso até passa, mas não deveria acontecer. Já li em alguns lugares que as vezes eles aumentam muito um comercial de um filme para que ele se encaixe na grade, nunca vi isso, então não posso afirmar com toda a certeza. Já isso é uma coisa que não deveria acontecer em hipótese alguma, o ideal é a solução do Universal Channel de colocar o What’s On como tapa buraco. Esses problemas são problemas pontuais, mas um que não deveria acontecer é quando eles exibem a classificação do programa. A imagem é achatada para aparecer a classificação na parte de baixo da tela. Se tiver legenda na hora, a legenda fica por cima da classificação. Isso deveria ser mudado.

Já a FOX o problema é que ela matava as aulas de português. Parece que alguns comerciais são adaptados da versão em espanhol e as vezes aparece “Gemeas” ou “museo”, se não o comercial inteiro em espanhol. Mas na hora de passas as séries e filmes ela tem uma boa qualidade.

Além da Fox existem outros canais que os problemas são pequenos, não atrapalham o programa em exibição e podem ser relevados, como os canais Disney, a Nickelodeon, entre outros. E tem alguns que eu ainda não vi problemas, como o Discovery, o NatGeo e o FX.

globosat Mas os canais que mais tem qualidade são os da Globosat. No Universal Channel, canal deles destinado a séries, as legendas são de qualidade, não tem problemas de sincronização, os comerciais tem durações decentes. E em horários de pouca audiência eles reduzem os intervalos e no final colocam um What’s On pra tapar o buraco. Nos outros canais a programação também é bem exibida. A Globo realmente usa o conhecimento adquirido na tv aberta em seus canais a cabo. Sem contar que o Telecine é o melhor canal de filmes.

Mas todos pecam em uma coisa: cadê os canais em HD? Quase todas as séries exibidas atualmente são produzidas em alta definição, então porque ainda não tem o Universal Channel HD, Warner Channel HD, AXN HD e o Sony Entertainment Television High Definition(que nome seria). Acho que no contrato das séries não tem escrito que só podem passar os programas em SD.

Quem sabe um dia a tv por assinatura brasileira vai ter a mesma qualidade de exibição da tv aberta. Se a Globo, SBT ou Record passassem um filme com áudio em inglês e sem legenda ia ter todo um bafafá por causa disso e algo ia ser feito por alguém. Na tv por assinatura o mesmo acontece, mas não tem o alguém pra fazer algo. Até parece que os donos das programadoras não assistem seus próprios canais.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.