sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como instalar o Windows XP por um pen drive

Eu acho que o Windows XP está ultrapassado, mas tem alguns casos onde não dá para instalar o Windows Vista e o Windows 7 ficaria bem nos requisitos mínimos. Para esses casos, infelizmente a instalação do XP é necessária.

Nessa semana eu precisei formatar um netbook de um amigo do meu pai, tive muita dificuldade até encontrar um método fácil para instalar o XP pelo pen drive. E esse processo também serve para o Windows 2000 e o Windows 2003. Para fazer o processo você vai precisar de:

  • Um pen drive com no mínimo 1GB(Esse pen drive será formatado e todos os arquivos dentro dele serão perdidos)
  • CD de instalação do Windows XP
  • Programa WinSetupFromUSB(para facilitar eu hospedei na minha conta no SkyDrive)

Agora vamos aos passos:

1- Coloque o pen-drive no computador

2- Instale o WinSetupFromUSB. No final da instalação deixe marcado a opção para iniciar o programa e você verá esta tela:

winsetupfromusb

3- Na parte Windows 2000/XP/2003 Source indique onde está os arquivos do Windows XP. No meu caso é F:\, que é a letra referente a unidade de CD/DVD.

4- Selecione o pen drive na parte USB Disk Selection. No meu caso é a unidade G:\. Você verá informações como o modelo do pen drive, tamanho total, tipo de formatação e espaço livre.

5- Clique em RMPrep USB para formatar o pen drive. Você verá a tela abaixo:

rmprepusb

6- Escolha o pen drive no quadrado branco. Se o seu pen drive tiver até 2GB de tamanho, marque o FILESYSTEM como FAT16, se for maior marque como FAT32. Também é possível escolher NTFS, mas eu não testei e não garanto que vá funcionar. Para formatar clique em Prepare Drive. Depois de tudo clique em Exit.

7- Agora na janela do WinSetupFromUSB Clique em GO e espere até o processo ser finalizado.

Agora você já tem o pen drive preparado, mas a instalação vai ser um pouco diferente. Quando você ligar o computador/notebook/netbook e ele iniciar o pen drive vai aparecer uma tela para escolher qual parte da instalação iniciar. Quando você for começar a instalação escolha a parte 1 e quando você estiver indo para a segunda parte escolha a parte dois. Quando ele for reiniciar para começar o Windows pela primeira vez, tire o pen drive antes dele começar a ser lido. Se não der tempo tudo bem, tire o pen drive e reinicie o computador/notebook/netbook.

Pronto, um método muito mais fácil do que a maioria disponível por aí.

Ocorreu um erro neste gadget
Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.