sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como instalar o Windows XP por um pen drive

Eu acho que o Windows XP está ultrapassado, mas tem alguns casos onde não dá para instalar o Windows Vista e o Windows 7 ficaria bem nos requisitos mínimos. Para esses casos, infelizmente a instalação do XP é necessária.

Nessa semana eu precisei formatar um netbook de um amigo do meu pai, tive muita dificuldade até encontrar um método fácil para instalar o XP pelo pen drive. E esse processo também serve para o Windows 2000 e o Windows 2003. Para fazer o processo você vai precisar de:

  • Um pen drive com no mínimo 1GB(Esse pen drive será formatado e todos os arquivos dentro dele serão perdidos)
  • CD de instalação do Windows XP
  • Programa WinSetupFromUSB(para facilitar eu hospedei na minha conta no SkyDrive)

Agora vamos aos passos:

1- Coloque o pen-drive no computador

2- Instale o WinSetupFromUSB. No final da instalação deixe marcado a opção para iniciar o programa e você verá esta tela:

winsetupfromusb

3- Na parte Windows 2000/XP/2003 Source indique onde está os arquivos do Windows XP. No meu caso é F:\, que é a letra referente a unidade de CD/DVD.

4- Selecione o pen drive na parte USB Disk Selection. No meu caso é a unidade G:\. Você verá informações como o modelo do pen drive, tamanho total, tipo de formatação e espaço livre.

5- Clique em RMPrep USB para formatar o pen drive. Você verá a tela abaixo:

rmprepusb

6- Escolha o pen drive no quadrado branco. Se o seu pen drive tiver até 2GB de tamanho, marque o FILESYSTEM como FAT16, se for maior marque como FAT32. Também é possível escolher NTFS, mas eu não testei e não garanto que vá funcionar. Para formatar clique em Prepare Drive. Depois de tudo clique em Exit.

7- Agora na janela do WinSetupFromUSB Clique em GO e espere até o processo ser finalizado.

Agora você já tem o pen drive preparado, mas a instalação vai ser um pouco diferente. Quando você ligar o computador/notebook/netbook e ele iniciar o pen drive vai aparecer uma tela para escolher qual parte da instalação iniciar. Quando você for começar a instalação escolha a parte 1 e quando você estiver indo para a segunda parte escolha a parte dois. Quando ele for reiniciar para começar o Windows pela primeira vez, tire o pen drive antes dele começar a ser lido. Se não der tempo tudo bem, tire o pen drive e reinicie o computador/notebook/netbook.

Pronto, um método muito mais fácil do que a maioria disponível por aí.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.