terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Windows Phone 7, se não é perfeito, chegou perto

windows-phone-7-series Ontem a Microsoft anunciou o Windows Phone 7 Series(nome bem microsoftiano), e na minha opinião, se esse sistema não é perfeito, chegou bem perto. Esse pode ser considerado um iPhone killer. A interface do sistema lembra a do Zune HD, mesmo assim é bem original e pareceu bem fácil de usar. Mas o que eu achei ser o grande diferencial do WP7 é a sua integração com outros serviços.

gamesscreen_web

O Windows Phone 7 tem os HUBs, que é onde as coisas legais acontecem. Eles são:

  • People: Agenda é coisa do passado, esse HUB traz as redes sociais para o WP7. Ao invés de ver apenas o número do contato, aparece também suas novidades em redes sociais, como o Facebook. Algo como o What’s New(Novidades) do Windows Live Profile.
  • Music + Video: O Zune HD é um excelente player de música, com uma excelente interface. Nesse HUB você tem o Zune HD no seu Windows Phone. Isso significa que você vai ter um excelente player de música junto com seu smartphone. Aliás, Ballmer disse na apresentação que todo WP7 é um Zune Phone.
  • Jogos: Xbox Live no smartphone, os jogos para celular devem ir para outro nível.

Também tem os HUBs Pictures e o Office, que você já deve conseguir imaginar o que devem ser. Outro HUB é o Marketplace, mas os detalhes dele devem aparecer na MIX 10.

peoplescreen_web

Até ai o Windows Phone 7 Series é um smartphone inovador como o iPhone foi, mas o que o faz ser perfeito? A integração. Esse sistema não foi desenvolvido para ser um simples smartphone, onde você só tem as informações básicas. A Microsoft levou as redes sociais para o WP e a integração com o PC vai ser maior do que a dos celulares com os PCs.

O Zune é o melhor programas para se ouvir música em um PC, com um Windows Phone vai dar pra sincronizar suas músicas com muita facilidade. Melhor ainda, vai dar pra usar o Zune Pass no WP, ou seja, milhões de música a disposição por US$15.

A integração com o Outlook promete ser excelente, muito melhor que o software do seu celular sincronizando-o com o Outlook. A parte de imagens também deve ter uma boa integração, principalmente com as redes sociais.

Também vai ter a integração com o Bing, buscar informação vai ser fácil. Na apresentação o carinha quis encontrar um lugar pra comer sushi, e mostrou como encontrar o lugar usando o Bing. Também teve um exemplo dele olhando os compromissos e vendo onde fica o lugar pelo Bing Maps.

A única coisa que eu não gostei dele foi a tela inicial, achei sem graça aqueles quadrados azuis, mas perto de tanta coisa legal, dá pra relevar.

musicvidscreen_web

E nem tudo são flores para nós brasileiros. Aqui no Brasil, entre o Bing e nada, o nada é melhor. Nós não temos Xbox Live e os serviços sociais do Zune não estão disponíveis. E o pior, as operadoras brasileiras e suas altas tarifas.

Resolver o problema do Bing não é complicado, é só a Microsoft liberar a versão descente do Bing para o resto do mundo. A Xbox Live é um problema que já tem alguns anos de idade, os gamers brasileiros vivem pedindo e a Microsoft ainda não fez nada, mas quem sabe agora não vem. Os serviços do Zune ainda não são populares aqui no Brasil, só quem é ligado em tecnologia os conhece, e quem os conhece quer o serviço completo por aqui, com o Zune Pass e o Zune Social sem precisar de gambiarras. Trazer esses serviços para cá não vai ser fácil mas também não é impossível, é só a Microsoft fazer um acordo com as gravadoras.

Esses problemas não são apenas dos brasileiros, muitos países não contam com esses serviços, e eles vão ser importantes num lançamento mundial do WP7. Aliais, o WP7 não tem previsão de chagar aqui no Brasil, só em alguns países e só no final do ano.

O grande problema para nós brasileiros são as operadoras. Como deu pra perceber o WP7 vai usar muito a internet, e os planos de dados por aqui são um roubo, usar avulso é quase um seqüestro. As operadoras colocam a culpa nos impostos mas eles só são uma parte do problema, a maior culpada é a ganância das operadoras.

Agora é só esperar pelas novidades do Windows Phone 7 Series que vão surgir e seu lançamento no final do ano. E enquanto isso juntarr dinheiro.

Ocorreu um erro neste gadget
Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.