terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Windows Phone 7, se não é perfeito, chegou perto

windows-phone-7-series Ontem a Microsoft anunciou o Windows Phone 7 Series(nome bem microsoftiano), e na minha opinião, se esse sistema não é perfeito, chegou bem perto. Esse pode ser considerado um iPhone killer. A interface do sistema lembra a do Zune HD, mesmo assim é bem original e pareceu bem fácil de usar. Mas o que eu achei ser o grande diferencial do WP7 é a sua integração com outros serviços.

gamesscreen_web

O Windows Phone 7 tem os HUBs, que é onde as coisas legais acontecem. Eles são:

  • People: Agenda é coisa do passado, esse HUB traz as redes sociais para o WP7. Ao invés de ver apenas o número do contato, aparece também suas novidades em redes sociais, como o Facebook. Algo como o What’s New(Novidades) do Windows Live Profile.
  • Music + Video: O Zune HD é um excelente player de música, com uma excelente interface. Nesse HUB você tem o Zune HD no seu Windows Phone. Isso significa que você vai ter um excelente player de música junto com seu smartphone. Aliás, Ballmer disse na apresentação que todo WP7 é um Zune Phone.
  • Jogos: Xbox Live no smartphone, os jogos para celular devem ir para outro nível.

Também tem os HUBs Pictures e o Office, que você já deve conseguir imaginar o que devem ser. Outro HUB é o Marketplace, mas os detalhes dele devem aparecer na MIX 10.

peoplescreen_web

Até ai o Windows Phone 7 Series é um smartphone inovador como o iPhone foi, mas o que o faz ser perfeito? A integração. Esse sistema não foi desenvolvido para ser um simples smartphone, onde você só tem as informações básicas. A Microsoft levou as redes sociais para o WP e a integração com o PC vai ser maior do que a dos celulares com os PCs.

O Zune é o melhor programas para se ouvir música em um PC, com um Windows Phone vai dar pra sincronizar suas músicas com muita facilidade. Melhor ainda, vai dar pra usar o Zune Pass no WP, ou seja, milhões de música a disposição por US$15.

A integração com o Outlook promete ser excelente, muito melhor que o software do seu celular sincronizando-o com o Outlook. A parte de imagens também deve ter uma boa integração, principalmente com as redes sociais.

Também vai ter a integração com o Bing, buscar informação vai ser fácil. Na apresentação o carinha quis encontrar um lugar pra comer sushi, e mostrou como encontrar o lugar usando o Bing. Também teve um exemplo dele olhando os compromissos e vendo onde fica o lugar pelo Bing Maps.

A única coisa que eu não gostei dele foi a tela inicial, achei sem graça aqueles quadrados azuis, mas perto de tanta coisa legal, dá pra relevar.

musicvidscreen_web

E nem tudo são flores para nós brasileiros. Aqui no Brasil, entre o Bing e nada, o nada é melhor. Nós não temos Xbox Live e os serviços sociais do Zune não estão disponíveis. E o pior, as operadoras brasileiras e suas altas tarifas.

Resolver o problema do Bing não é complicado, é só a Microsoft liberar a versão descente do Bing para o resto do mundo. A Xbox Live é um problema que já tem alguns anos de idade, os gamers brasileiros vivem pedindo e a Microsoft ainda não fez nada, mas quem sabe agora não vem. Os serviços do Zune ainda não são populares aqui no Brasil, só quem é ligado em tecnologia os conhece, e quem os conhece quer o serviço completo por aqui, com o Zune Pass e o Zune Social sem precisar de gambiarras. Trazer esses serviços para cá não vai ser fácil mas também não é impossível, é só a Microsoft fazer um acordo com as gravadoras.

Esses problemas não são apenas dos brasileiros, muitos países não contam com esses serviços, e eles vão ser importantes num lançamento mundial do WP7. Aliais, o WP7 não tem previsão de chagar aqui no Brasil, só em alguns países e só no final do ano.

O grande problema para nós brasileiros são as operadoras. Como deu pra perceber o WP7 vai usar muito a internet, e os planos de dados por aqui são um roubo, usar avulso é quase um seqüestro. As operadoras colocam a culpa nos impostos mas eles só são uma parte do problema, a maior culpada é a ganância das operadoras.

Agora é só esperar pelas novidades do Windows Phone 7 Series que vão surgir e seu lançamento no final do ano. E enquanto isso juntarr dinheiro.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.