sábado, 20 de março de 2010

E se estudar fosse um trabalho

“Sua única obrigação é estudar”.Qualquer estudante já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida. Mas as pessoas que falam essas frases nunca pensam como é difícil ser estudante, e as vezes seria mais fácil trabalhar a estudar.

estudante

Se estudar fosse um emprego, a jornada de trabalho variaria de 5 horas a 11 horas diárias(se você estudar período integral), de segunda a sexta, em alguns casos também aos sábados. A legislação trabalhista limita a jornada de trabalho em 8 horas diárias, isso significa que o estudante passa mais tempo na escola que um trabalhador normal passa no trabalho. Também tem o transporte, quem estuda perto de casa não tem esses problemas, mas quem estuda em escolas com “nome”, que normalmente é longe de casa, sofre tanto quanto um trabalhador para chegar à escola, e as vezes até mais, já que a maioria dos estudantes são menores de idade e não podem ter seus próprios carros.

Para muitos trabalhadores, quando termina o expediente ele pode esquecer o trabalho até o dia seguinte. Para estudantes não, nós frequentemente levamos trabalho para casa, trabalhos grandes, em grupo, que levam tempo para ser feito, além de projetos que levam mais tempo para ficar pronto. Ou seja, além das 11 horas na escola, um estudante ainda perde um tempo fazendo trabalhos escolares. E quando chega as provas, nós temos que estudar ainda mais, quem tem um emprego não precisa fazer provas. Quem estuda em horário integral perde a vida social durante a semana.

Mas os trabalhadores tem uma coisa que compensa todo esse sofrimento, o salário no final do mês. Nós estudantes não temos salário(salvo raras exceções). O único retorno do estudante é esperar que no futuro ele consiga um bom salário, compensando esse sofrimento. Então, na próxima vez que você for falar que a única obrigação de um estudante é estudar, ou então ouvir isso, já sabe o que estudante também sofre, as vezes mais que um trabalhador.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.