sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Orkut finalmente ganha temas, mas continua não prestando

Um dos rumores mais antigos sobre o orkut se tornaram realidade, o orkut ganhou a função de temas. Isso só no “novo orkut”. São 18 temas, que na prática só mudam o plano de fundo, já que a cor você pode mudar mesmo sem usar tema.

orkut_logo

Mas ai que vem o problema. O “novo orkut” só é novo nas partes “mais usadas”, como o álbum de fotos, sendo que essas partes são as que o orkut está mais atrasado. Facebook sempre deu um banho de funções no orkut e até os serviços sociais do Windows Live, que não são muito populares, chegam a ser melhores que o orkut.

A única parte que realmente presta são as comunidades, em algumas dá para ter discursões civilizadas, trocar idéias, conhecer pessoas e até aprender alguma coisa(por incrível que pareça). É o que me faz manter minha conta no orkut. Mas essa parte foi esquecida pelo Google no novo orkut.

barra

Na barra superior não tem nenhum link para as comunidades, a única maneira de acessar é pela página inicial. Ou seja, se você quiser sair de uma comunidade para outra terá que ir para a página inicial. Para ver a lista de comunidades, que é a melhor maneira de encontrar uma comunidades, é mais um clique, e quando você vai para essa página, como ela está?

comunidades

Isso mesmo, estilo antigo. O que custa o Google investir nessa parte do orkut? Eles demoraram tanto pra criar um novo visual e ainda não o lançam para o site inteiro. Todo o novo orkut se resume àquela página inicial, se a página se encaixar naquele estilo, ela foi refeita, todo o resto continuou igual.

Eu só penso em dois motivos para a página continuar no estilo antigo: ou o Google vai colocar muitas funções novas  nas comunidades ou eles não estão nem aí. E falando em não estar nem aí, vale lembrar que o Google não liga pro orkut, serviços lançados pela sede do Google não tem integração com o orkut.

Vamos ver quando o orkut vai ficar ao nível do Facebook. Acho que nunca.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.