domingo, 13 de setembro de 2009

O Google pode dominar o mundo

logo

O Google quer ganhar cada vez mais presença na Internet, está expandindo seus horizontes para celulares, com o Android, e para netbooks, com o Google Chrome OS. Será que só eu não vejo isso com bons olhos?

No futuro, as redes de comunicação vão ser parte fundamental para os países(já estão começando a ser), e a internet é uma rede de comunicação, no futuro ter controle da internet pode significar ter poder. Outra coisa é que hoje, quem tem informação, tem vantagem, e o que o Google mais tem é informação.

evil-google-logo

A maior parte da informação que o Google tem vem dos sites. Enquanto o Google indexa as páginas, ele também cria um cache em seus servidores. Ou seja, enquanto eles procuram os sites para disponibilizar nas buscas, eles também fazem uma cópia do site nos seus servidores. Só nisso eles já tem muita informação.

Outra grande fonte de informação é o Gmail, as conversas via e-mail de muitas pessoas estão armazenadas nos servidores do Google, e eles podem acessar esse conteúdo a qualquer momento e usa-lo contra você ou qualquer um. Do jeito que o Obama é “nerd”, aposto que o e-mail pessoal dele fica no Gmail.

O Google também sabe o que você vai fazer, quem usa o Google Calendar tem seus compromisso nos servidores deles. E com o Google Latitude eles sabem onde você está. Junta isso tudo com as informações do Google Earth/Maps, e eles sabem muito dos locais que você freqüenta. E o Google Analytics diz de onde você acessa os sites que usam o sistema, dando ao Google o seu IP, o que permite eles descobrirem o nome da rua que você está(não é tão fácil descobrir mas dá). Eles também podem saber algumas informações do seu computador, como navegador, resolução, provedor de internet, etc.

Com o Picasa eles podem ter acesso a fotos suas com seus parentes e amigos ou de lugares que você foi. O YouTube também serve para descobrir os lugares que você já foi e onde costuma estar, assim como as pessoas que ficam contigo. E se você só coloca clips lá, saiba que isso é crime e eles podem usar essa informação contra você. O Google Docs dá para eles informações do que você trabalha. Hospedando trabalhos escolares ou arquivos do seu trabalho, eles tem como saber com o que você lida. Juntando com o Google Reader eles descobrem os sites/blogs que você acessa e aprendem os seus gostos.

O Google Adsense é um caso a parte. O Google já tem a maior parte dos anúncios em sites pequenos com o Adsense, eles tentaram levar a plataforma para outros meios só que não deu muito certo, mas podem tentar de novo. E também tem os grandes sites, que gerenciam os seus próprios anúncios mas podem terceirizar com o Adsense. E o Google gerenciando a maioria dos anúncios poderia controlar como os anúncios seriam, os preços e outras coisas.

E no Brasil(na Índia também) ainda tem o Orkut, que contém muita informação sobre os usuários. Fotos, amigos, gostos, entre outras coisas que existem nessa rede social.

O Google tem outros serviços que eu não vou citar por não serem muito importantes para a dominação mundial ou por não serem populares. Mas só com esses serviços já deu pra ver quanta informação o Google sabe, eles podem juntar isso tudo e criar um banco de dados sobre quase tudo no mundo, incluindo detalhes de você.

google-devil[3] Agora você deve estar se perguntando: mas outras empresas não fazem isso? Fazem, mas o Google se mostra bonzinho. Se a Microsoft quisesse dominar o mundo não surpreenderia ninguém, já o Google, aquele empresa boazinha de Montain View.

Eu uso alguns serviços do Google, mas a quantidade de informações que ele sabe sobre mim é bem menor que a maioria dos brasileiros, já que eu confio mais na Microsoft. Agora reflitam e vejam como o Google pode dominar o mundo com as informações que você coloca na internet.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.