sábado, 17 de abril de 2010

O paradoxo do Pinóquio

Recentemente eu estava acessando o Posterous Blog do Rodrigo Ghedin quando encontrei o paradoxo do Pinóquio. Olha que coisa maluca:

ZQdH9 Traduzindo:

Se ele disser que o nariz vai crescer, mas não crescer, ele estará mentindo. Mas se quando ele mente o nariz cresce, então ele estaria dizendo a verdade. Mas seu nariz teria crescido mesmo ele tendo dito a verdade.

O pior é que alguém conseguiu solucionar esse paradoxo:

solução Traduzindo:

Isso tudo depende de como o sistema de detecção de mentiras funciona. Não haverá paradoxo se você considerar mentira algo que Pinóquio diz e acha que não é verdade.

Então, se Pinóquio acha que seu nariz irá crescer, e ele diz “Meu nariz irá crescer”, e o nariz não cresce, Pinóquio vai ficar surpreso. Se ele pensa que seu nariz não irá crescer, ele crescerá. Claro que depois de fazer isso por um tempo Pinóquio não vai saber o que pensar. Ele apenas ficará surpreso com o que aconteceu. Mas não há paradoxo.

Por outro lado, se o mecanismo de crescimento do nariz(MCN) é acionado só por Pinóquio dizer uma mentira, intencionalmente ou não, então temos um problema. Acho que para responder essa questão terei que voltar ao teorema da incompletude de Godel e dizer que o MCN não pode existir.

Pelo motivo que, se o MCN funcionar dessa maneira, ele seria onisciente. Por exemplo, se Pinóquio disser que “a bolsa de valores irá subir amanhã” e ele poderia saber se isso é verdade ou não pelo crescimento do nariz. Então teríamos um monte de paradoxos sobre viagens no tempo, além do paradoxo original.

Então vamos assumir que esse MCN existe. Também, por causa do argumento, vamos assumir que seu nariz cresce => mentira do Pinóquio além das mentiras do Pinóquio => nariz cresce. Considerando isso, o que aconteceria se Pinóquio fizesse essa declaração:

“Ou meu nariz vai crescer ou eu vou virar um garoto de verdade”

A única maneira dessa declaração não causar um paradoxo é se Pinóquio se tornar um garoto de verdade. Então se de alguma forma o universo faz tudo o que for possível para evitar paradoxos, ele vai transformar Pinóquio em um garoto de verdade.

Fato: Pinóquio é onipotente.

A tradução não ficou perfeita mas ficou boa, dá pra entender(ou não). Mas esse paradoxo é coisa de louco e a resposta mais ainda. Para baixar a imagem com o paradoxo e a resposta clique aqui.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.