segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Por que eu uso o Internet Explorer 8

ie7Algumas pessoas tem um ódio mortal pelo Internet Explorer, outras apenas o odeiam e alguns gostam dele. Eu estou no grupo que gosta dele, pelo menos na versão 8. Se eu tivesse que escolher entre o IE7 e outro navegador, escolheria o Safari ou o Chrome. E se eu tivesse que usar o IE6 ou o Firefox, eu usaria o Firefox, mesmo com o meu ódio por ele(aliás, essa situação já aconteceu).

Mas, mesmo com concorrentes de qualidade, o IE8 é um bom navegador. Eu estou falando do ponto de vista para o usuário final, não para desenvolvedores, eu sei que eles sofrem um pouco pra fazer o site ser compatível com o IE. Eu não posso negar que o IE8 não é o navegador mais rápido nem o mais leve, mas ele é o mais prático. E o principal motivo se chama: Aceleradores.

O que me faz usar o IE8 e não o Safari são essas opções presentes em um menu e que realmente aceleram o trabalho. Dá pra ver a tradução de uma palavra ou a localização de uma rua com 1 clique. Ao selecionar uma palavra, aparece um botão azul com uma setinha que te dá várias opções para acelerar o “serviço”. Exemplo básico:

Você está lendo um texto em inglês e aparece uma palavra que você não sabe o significado. O que você faria…

…no Firefox, Chrome, Safari, IE7:

  1. Copiaria o texto
  2. Abriria uma nova aba(ou guia, como preferir)
  3. Digitaria o endereço de um site de tradutor on-line(ou abriria dos favoritos)
  4. colaria o texto
  5. clicaria em traduzir

…no Internet Explorer 8:

  1. Selecionaria a palavra
  2. Clicaria no botão de aceleradores(ou com o botão direito do mouse)
  3. colocaria o mouse em cima de “Traduzir com Windows Live”(dá pra mudar o serviço)acelerador1

Com menos passos você tem a mesma função.

O que eu mostrei acima dá pra ser feito com outras coisas, como:  pesquisar sobre uma palavra, mandar um texto por e-mail ou procurar um vídeo no You Tube. Tudo com menos cliques que em outros navegadores.

Outro ponto positivo é a forma como o Internet Explorer armazena os favoritos, em uma pasta para isso, e não em um arquivo. Na minha opinião isso só tem vantagens. Primeiro é na hora de fazer backup, copiar uma pasta é mais fácil que um arquivo, eu só preciso ir em Iniciar > Leandro Amorim e copiar a pasta Favoritos(lamento se você usa o Windows XP). E eu também posso mudar a localização da pasta, para uma pasta em uma unidade diferente da que está o sistema operacional, assim quando eu for formatar o computador não preciso me preocupar em salvar os favoritos.

E para finalizar, uma coisa que nenhum outro navegador tem é a compatibilidade do Internet Explorer, não com os padrões web, mas sim com os sites. Devido ao grande market-share do navegador, os desenvolvedores são quase que obrigados a fazer o site compatível com ele. mesmo assim tem sites que são malvados, como o Twitter:

twitter

Enquanto no Safari(e outros navegadores) as bordas são arredondadas, no IE8 ela continua quadrada.

Esses são os principais motivos que me faz usar o IE8, alguns podem concordar, outros discordar, mas gosto cada um tem o seu. Eu não sinto diferença entre o IE8 e o Firefox no quesito tempo para abrir páginas. Eu uso o IE8 sou feliz e não sou noob.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.