quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como reproduzir corretamente vídeos AVI com dual-audio no Windows Media Player

Eu recentemente passei a baixar vídeos em AVI com dual-audio, por pura preguiça de ficar lendo a legenda. Mas o Windows Media Player não o reproduz corretamente, os dois áudios ficam sobrepostos. Tentei outros players mas o que conseguiu a qualidade de imagem mais próxima foi o Nero ShowTime, mesmo assim a qualidade da imagem do WMP12 é melhor, e qualidade de imagem é uma das coisas que me faz baixar 350MB em AVI ao invés de 150MB em RMVB. Então como resolver o problema? Depois de uma pesquisa na internet encontrei a solução.

Para seguir esta dica você vai precisar do FFDShow instalado, ele vem na maioria dos pacotes de codecs, mas caso você não o tenha pode baixa-lo aqui.

Depois que o FFDShow estiver instalado precisamos configurar para que ele mostre a opção de escolher o áudio no Windows Media Player, para isso vá em Iniciar > Todos os Programas > ffdshow > Audio decoder configuration. Na janela que abrir escolha a opção Stream Switcher e clique em Enable, como mostra a imagem. Depois clique em OK.

ffd

Agora abra o vídeo que quer ver no Windows Media Player. Nas últimas versões a Microsoft ocultou a barra de menus, e ela vai ser útil agora. Para faze-la aparecer é só apertar Alt no teclado. Para mudar o som vá em Reproduzir, Faixas de áudio e idioma e escolha o idioma, como mostra a imagem abaixo:

menus

Agora você vai poder assistir qualquer vídeo AVI em dual-audio no Windows Media Player de maneira correta.

Ocorreu um erro neste gadget
Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.