quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como reproduzir corretamente vídeos AVI com dual-audio no Windows Media Player

Eu recentemente passei a baixar vídeos em AVI com dual-audio, por pura preguiça de ficar lendo a legenda. Mas o Windows Media Player não o reproduz corretamente, os dois áudios ficam sobrepostos. Tentei outros players mas o que conseguiu a qualidade de imagem mais próxima foi o Nero ShowTime, mesmo assim a qualidade da imagem do WMP12 é melhor, e qualidade de imagem é uma das coisas que me faz baixar 350MB em AVI ao invés de 150MB em RMVB. Então como resolver o problema? Depois de uma pesquisa na internet encontrei a solução.

Para seguir esta dica você vai precisar do FFDShow instalado, ele vem na maioria dos pacotes de codecs, mas caso você não o tenha pode baixa-lo aqui.

Depois que o FFDShow estiver instalado precisamos configurar para que ele mostre a opção de escolher o áudio no Windows Media Player, para isso vá em Iniciar > Todos os Programas > ffdshow > Audio decoder configuration. Na janela que abrir escolha a opção Stream Switcher e clique em Enable, como mostra a imagem. Depois clique em OK.

ffd

Agora abra o vídeo que quer ver no Windows Media Player. Nas últimas versões a Microsoft ocultou a barra de menus, e ela vai ser útil agora. Para faze-la aparecer é só apertar Alt no teclado. Para mudar o som vá em Reproduzir, Faixas de áudio e idioma e escolha o idioma, como mostra a imagem abaixo:

menus

Agora você vai poder assistir qualquer vídeo AVI em dual-audio no Windows Media Player de maneira correta.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.