domingo, 23 de novembro de 2008

Porque eu odeio o Linux e o OpenOffice

Quem acompanhava o Internet Mix ou me conhece sabe que eu odeio o Linux. E para explicar melhor o motivo disso, eu vou explicar todos os motivos que me faz odiar esse sistema operacional(que nem merece ser chamado assim).

Primeiro é a interface. Ele não tem uma interface original, ou é parecida com a do Windows ou tenta copiar a do Mac. No Mac o modo de usar é totalmente diferente do Windows e vice-versa, mas no Linux, se a distro(distribuição) que você usar tiver a interface KDE você não vai sentir diferença. Isso é bom? Não. Essa diferença é que faz o sistema operacional, o Mac não seria Mac sem a sua interface, o mesmo com o Windows. E isso também mostra a falta de criatividade dos desenvolvedores. A imagem comparativa:

comparação As interfaces são bem parecidas né(Vocês podem falar que a nova barra do menu iniciar no Windows 7 é parecida com a do KDE, pode até parecer, mas a funcionalidade é a mesmo do Dock do MAC OS X).

Outra coisa que eu não gosto no Linux é o fato dele já “vir de fábrica” pronto para emular programas do Windows. Um sistema operacional que se preze não tem isso, investe na sua própria plataforma, e os desenvolvedores desenvolvem para ele.

Uma coisa que os linuxers gostam de dizer, mas não passa de bla bla bla é que o Linux não tem vírus. Isso só acontece porque ele está presente em menos de 1% dos computadores do mundo e atualmente o mercado de vírus e spywares é feito para lucrar, e com menos de 1% do mercado fica difícil lucrar, por isso não tem vírus no Linux. Se o Linux tivesse 90% de market-share, e o Windows 1%, seria a Microsoft que ia falar que o Windows é seguro.

Também tem a dificuldade de instalar programas. Se o programa estiver numa lista lá, você baixa ele facilmente, se não estiver, são vários comandos que tem que dar para ser instalado. O que é melhor para um usuário comum, ficar clicando em Next ou digitar um monte de códigos.

Isso é só metade do Ice Berg, tem outras coisas menores que me faz odiar o Linux. E pra provar que o Linux não é um bom SO, vejam esse vídeo:

E eu não esqueci do OpenOffice. O simples motivo que me faz odiar ele é o fato dele não ser nada mais nada menos que um clone mal feito do MS Office 2003.

É aquilo, se vai fazer um programa, inova na interface, mas os desenvolvedores ”abertos” não fazem isso. A interface do OpenOffice 3 é a mesma que o MS Office 2003. Onde está a criatividade? Mais uma imagem demonstrativa:

msxop

Por isso que o mundo open source não vai pra frente, seus desenvolvedores só querem copiar. Eu não tenho nada contra o open source, só contra seus principais representantes.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.