domingo, 23 de novembro de 2008

Porque eu odeio o Linux e o OpenOffice

Quem acompanhava o Internet Mix ou me conhece sabe que eu odeio o Linux. E para explicar melhor o motivo disso, eu vou explicar todos os motivos que me faz odiar esse sistema operacional(que nem merece ser chamado assim).

Primeiro é a interface. Ele não tem uma interface original, ou é parecida com a do Windows ou tenta copiar a do Mac. No Mac o modo de usar é totalmente diferente do Windows e vice-versa, mas no Linux, se a distro(distribuição) que você usar tiver a interface KDE você não vai sentir diferença. Isso é bom? Não. Essa diferença é que faz o sistema operacional, o Mac não seria Mac sem a sua interface, o mesmo com o Windows. E isso também mostra a falta de criatividade dos desenvolvedores. A imagem comparativa:

comparação As interfaces são bem parecidas né(Vocês podem falar que a nova barra do menu iniciar no Windows 7 é parecida com a do KDE, pode até parecer, mas a funcionalidade é a mesmo do Dock do MAC OS X).

Outra coisa que eu não gosto no Linux é o fato dele já “vir de fábrica” pronto para emular programas do Windows. Um sistema operacional que se preze não tem isso, investe na sua própria plataforma, e os desenvolvedores desenvolvem para ele.

Uma coisa que os linuxers gostam de dizer, mas não passa de bla bla bla é que o Linux não tem vírus. Isso só acontece porque ele está presente em menos de 1% dos computadores do mundo e atualmente o mercado de vírus e spywares é feito para lucrar, e com menos de 1% do mercado fica difícil lucrar, por isso não tem vírus no Linux. Se o Linux tivesse 90% de market-share, e o Windows 1%, seria a Microsoft que ia falar que o Windows é seguro.

Também tem a dificuldade de instalar programas. Se o programa estiver numa lista lá, você baixa ele facilmente, se não estiver, são vários comandos que tem que dar para ser instalado. O que é melhor para um usuário comum, ficar clicando em Next ou digitar um monte de códigos.

Isso é só metade do Ice Berg, tem outras coisas menores que me faz odiar o Linux. E pra provar que o Linux não é um bom SO, vejam esse vídeo:

E eu não esqueci do OpenOffice. O simples motivo que me faz odiar ele é o fato dele não ser nada mais nada menos que um clone mal feito do MS Office 2003.

É aquilo, se vai fazer um programa, inova na interface, mas os desenvolvedores ”abertos” não fazem isso. A interface do OpenOffice 3 é a mesma que o MS Office 2003. Onde está a criatividade? Mais uma imagem demonstrativa:

msxop

Por isso que o mundo open source não vai pra frente, seus desenvolvedores só querem copiar. Eu não tenho nada contra o open source, só contra seus principais representantes.

Ocorreu um erro neste gadget
Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.