sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Rio de Janeiro tem capacidade para sediar as olimpíadas de 2016?

Acabei de ler uma notícia no Globo On-line, que fala sobre a apresentação dos compromissos que o COI exige para que o Rio sedie as olimpíadas. E quando se fala em grandes eventos e Brasil sempre tem os que acham que vai dar errado e os que falam que vai dar tudo certo. Mas qual grupo está certo?

Para o Rio de Janeiro fazer uma boa olimpíada vai ser preciso muito trabalho. Se as coisas não mudarem, as olimpíadas do Rio de Janeiro seriam um fracasso.

RIO_DE_JANEIRO

Para que dê tudo certo é necessário investimento em transporte. O transporte público dá cidade tá uma porcaria. Tem dias que pra pegar um ônibus perto do ponto final tem que esperar mais de 1 hora. E alguns ônibus estão caindo aos pedaços, como os da Feital, que chega ao centro da cidade quase enguiçando, mas pra compensar tem alguns que são confortáveis, com ar condicionado e essas coisas. O metrô também tem muitas reclamações e o trem tem que ter sua frota modernizada, ficando só os coreanos que parece metrô, esses são bons.

Também não podemos esquecer do trânsito, tem muito congestionamento, parte do problema pode ser resolvido colocando meios de transporte públicos de qualidade e reorganizando as linhas de ônibus. Mesmo assim tem que ampliar os meios de ir do centro da cidade a zona oeste. E no centro é necessário colocar mais vagas, estacionar lá é complicado, inclusive aos sábados.

Mas não é só de transporte que se faz uma olimpíada. O governo vai ter que incentivar a ampliação/construção de hotéis, e todos com um nível bom para os critérios olímpicos. E não pode deixar de lado a saúde, se alguém passar mal durante as olimpíadas seria bom os hospitais públicos terem um bom atendimento, e a segurança, que façam acordo com os traficantes mas o Rio vai precisar estar seguro, eles vão ter que fazer bons investimentos nisso.

Mesmo com todos os problemas que a cidade tem atualmente, não acho impossível ser realizada as olimpíadas por aqui, mas vai ser necessário muito trabalho para deixar a cidade boa o suficiente. E para isso a única coisa que já estão fazendo é privatizar o Galeão.

Pelo menos o prefeito eleito Eduardo Paes, o governador Sergio Cabral e o presidente Lula parecem que vão fazer o necessário para a cidade fazer o evento. O resultado é só em 2009 e as chances do Rio parecem ser boas, agora só nos resta esperar.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.