terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Respeito ao telespectador

Quando se fala em respeito ao telespectador, quem é melhor, SBT ou Record? Algum tempo atrás qualquer um falaria a Record, já que o SBT vivia mudando a sua programação, mas atualmente, a Record é que não liga para o telespectador.

logo-sbt-moderno

Nesse ano de 2009 o SBT tomou jeito, passou a “respeitar” os horários anunciados. Claro, tem programa que não começa na hora anunciada, mas começa sempre num horário certo, como é o caso de Sobrenatural, que é anunciado para as 9 da noite e começa 9h15m, mas como ele sempre começa nesse horário, menos mal, pior seria se ele não tivesse horário para começar. As mudanças na grade diminuíram, agora só mudam quando há necessidade.

Outra coisas são os cortes em séries. A única série que eu assisto com freqüência no SBT é Sobrenatural, mas de vez em quando eu assisto outras séries. E o SBT pode até fazer cortes, mas não dá pra perceber. Quando o SBT passava Kyle XY, teve uma cena que foi cortada e eu só fiquei sabendo disso porque eu assisti o episódio seguinte no computador(mas o corte foi para adequação ao horário de exibição da série). Ou seja, o SBT sabe cortar, é difícil perceber cortes, não impossível(eu já percebi um mesmo sem ver o filme), mas difícil.

rec

Apertando o botão para subir o canal, temos a Record, que a qualidade da programação e o respeito ao telespectador só vem caindo. A principal culpa disso é a vontade de ser a Globo. Eles tinham excelentes programas, mas a inveja foi maior e atualmente eu não assisto nada na Record. O Hoje em Dia, que no começo era uma boa opção para as manhãs, agora eu passo direto. Os programas não começam na hora, e os atrasos são grandes, alguns chegam a meia hora, e eles mudam o que for para privilegiar a Fazenda. E depois que o SBT começou a reagir, a Record piorou ainda mais, passando a mudar sua programação para não perder a vice-liderança. Mas sua diferença para o SBT na média diária do IBOPE é muito pequena.

Mas o respeito ao telespectador é que é mínimo. Eu parei de ver série na Record. Primeiro porque eles anunciam a série meia noite e só começam a passar meia noite e meia. E depois porque até uma pessoa que nunca viu a série consegue perceber que houve cortes. Eles cortam cenas que todos os episódios tem, como os legistas chegando na cena do crime(em CSI) ou House e sua equipe fazendo o diagnóstico inicial. As vezes frequentemente tem cena que está relacionada a outra, mas eles cortaram a outra e no final você fica sem entender o que aconteceu. Num episódio de House tinha duas cenas inúteis(para a história geral do episódio), a segunda ligada a primeira, eles cortaram a primeira mas deixaram a segunda, ficando uma cena sem nexo para quem só assistiu o episódio na Record.

Agora você pode estar se perguntando: qual foi o objetivo dele com esse post? Eu queria elogiar o SBT e falar mal da Record, e essa foi a maneira que eu encontrei. Eu voltei a ver Sobrenatural só porque o SBT tá passando todos os episódios. Quando passava de madrugada, tinha coisas que eu não entendia, pois não vi os episódios anteriores. Isso é um ponto pro SBT. E outro dia eu fui dormir e fiquei assistindo House até pegar no sono, já tinha visto o episódio e toda hora percebia cortes tão claros que qualquer um consegue perceber.

Já escrevi o que tinha que escrever. Até mais!

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.