No dia 3 de junho a Microsoft lançou o Bing(mas ele foi disponibilizado no dia primeiro daquele mês), ele ficou na mídia um pouco, muitos falaram que ele não ameaçaria o Google, outros falaram que ele é uma ameaça. Mas afinal, o Bing é uma ameaça ao Google ou não. Neste post eu vou comparar apenas a versão americana dos dois sites, porque se for comparar a versão brasileira do Bing com a do Google o Bing perde feio, muito feio.
O Google virou sinônimo de busca, tem 78,45% do market share mundial de buscas e mudar a mente do povo sobre isso vai ser difícil. A Microsoft está tentando, fazendo comerciais para o seu buscador mas até o momento tem apenas 3,17%. Ela fez um acordo com o Yahoo! para ser a engine da busca deles e se somarmos os dois temos 10,33%. Mas eu não vou comparar números e sim qualidade, então vamos para a comparação.
A primeira comparação vai ser o termo Rio de Janeiro. A primeira coisa que o Google mostra é um mapa com o centro da cidade do Rio, parte da Baía de Guanabara e um pouco de Niterói, cidade vizinha ao Rio. Ao lado do mapa são mostradas fotos da cidade. O primeiro resultado é a página sobre o Rio de Janeiro na Wikipédia. Entre os resultados temos uma notícia com um link para o Google News. E no final da página temos sugestões de busca. O Google diz que tem 85.400.000 de resultados sobre o termo.
Na busca sobre Rio de Janeiro no Bing vemos mais resultados na primeira página, mas no total temos apenas 20.000.00 de resultados. De cara são exibidas fotos da cidade. O primeiro resultado é uma página da Wikipédia. O diferencial do Bing é que a página é segmentada em várias subcategorias, que são mostradas dependendo do termo buscado, podendo ver resultados desta única subcategoria usando um menu lateral. A vantagem das subcategorias é que você tem outros ângulos do resultado, o que é vantagem já que a maioria das pessoas só clica nos primeiros resultados. Assim o Bing mostra mais informações sobre praias, hotéis, previsão do tempo e outros. Uma coisa legal é que dá para ver os vídeos colocando o mouse encima dele. A única coisa que falta é um mapa para ver de cara onde fica a cidade no mapa, mas clicando em um dos resultados dá para saber, ou então clicando em Maps na barra superior. Clicando em Wheater(Tempo) dá para ver rapidamente a previsão do tempo para a cidade. E uma coisa que não dá para negar é que a pesquisa de imagens do Bing é mais prática que a do Google, você vai descendo a barra e mais imagens vão aparecendo.
Agora pesquisando o termo Twitter, no Google temos como primeiro resultado o site do serviço, o segundo é a página sobre o Twitter e o terceiro é uma página da Wikipédia sobre o serviço. Só 4 resultados são no site oficial. No Bing temos como primeiro resultado o site do Twitter, o segundo é o Twitter oficial do Twitter, mostrando os últimos tweets. A maioria dos resultados são no site oficial do Twitter. A vantagem é que dá para usar a busca do Twitter direto do Bing, numa caixa de pesquisa embaixo do primeiro resultado:
E outra coisa bem interessante do Bing é que ele te dá informações técnicas sobre o site, como a localização do QG, data de fundação, fundadores, no final da página. O último resultado do Google é equivalente a isso, mas você precisa clicar para ver, enquanto no Bing está na primeira página.
Na comparação entre o Bing e o Google as vezes o Bing se sai melhor. Compare os resultados sobre Avril Lavigne no Bing e no Google, o do Bing é muito mais completo. Acho que o Bing só não cresce mais porque o Google ainda é o Google, mudar o costume das pessoas não é nada fácil. A parceria com o Yahoo! pode ajudar, já que ele é o segundo site mais acessado do mundo. Outra coisa que precisa mudar é o investimento em outros países, o Bing fora dos EUA não presta, a relevância dos resultados é muito baixa, pesquise Twitter no Bing Brasil, o site oficial não aparece na primeira página. Mas o Google que se cuide, seu reinado está ameaçado, o market share do Bing cresce a cada mês.