terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Bing pode ameaçar o Google?

No dia 3 de junho a Microsoftbing lançou o Bing(mas ele foi disponibilizado no dia primeiro daquele mês), ele ficou na mídia um pouco, muitos falaram que ele não ameaçaria o Google, outros falaram que ele é uma ameaça. Mas afinal, o Bing é uma ameaça ao Google ou não. Neste post eu vou comparar apenas a versão americana dos dois sites, porque se for comparar a versão brasileira do Bing com a do Google o Bing perde feio, muito feio.

Google O Google virou sinônimo de busca, tem 78,45% do market share mundial de buscas e mudar a mente do povo sobre isso vai ser difícil. A Microsoft está tentando, fazendo comerciais para o seu buscador mas até o momento tem apenas 3,17%. Ela fez um acordo com o Yahoo! para ser a engine da busca deles e se somarmos os dois temos 10,33%. Mas eu não vou comparar números e sim qualidade, então vamos para a comparação.

google rio de janeiroA primeira comparação vai ser o termo Rio de Janeiro. A primeira coisa que o Google mostra é um mapa com o centro da cidade do Rio, parte da Baía de Guanabara e um pouco de Niterói, cidade vizinha ao Rio. Ao lado do mapa são mostradas fotos da cidade. O primeiro resultado é a página sobre o Rio de Janeiro na Wikipédia. Entre os resultados temos uma notícia com um link para o Google News. E no final da página temos sugestões de busca. O Google diz que tem 85.400.000 de resultados sobre o termo.

bing rio de janeiro

 

 

Na busca sobre Rio de Janeiro no Bing vemos mais resultados na primeira página, mas no total temos apenas 20.000.00 de resultados. De cara são exibidas fotos da cidade. O primeiro resultado é uma página da Wikipédia. O diferencial do Bing é que a página é segmentada em várias subcategorias, que são mostradas dependendo do termo buscado, podendo ver resultados desta única subcategoria usando um menu lateral. A vantagem das subcategorias é que você tem outros ângulos do resultado, o que é vantagem já que a maioria das pessoas só clica nos primeiros resultados. Assim o Bing mostra mais informações sobre praias, hotéis, previsão do tempo e outros. Uma coisa legal é que dá para ver os vídeos colocando o mouse encima dele. A única coisa que falta é um mapa para ver de cara onde fica a cidade no mapa, mas clicando em um dos resultados dá para saber, ou então clicando em Maps na barra superior. Clicando em Wheater(Tempo) dá para ver rapidamente a previsão do tempo para a cidade. E uma coisa que não dá para negar é que a pesquisa de imagens do Bing é mais prática que a do Google, você vai descendo a barra e mais imagens vão aparecendo.

Agora pesquisando o termo Twitter, no Google temos como primeiro resultado o site do serviço, o segundo é a página sobre o Twitter e o terceiro é uma página da Wikipédia sobre o serviço. Só 4 resultados são no site oficial. No Bing temos como primeiro resultado o site do Twitter, o segundo é o Twitter oficial do Twitter, mostrando os últimos tweets. A maioria dos resultados são no site oficial do Twitter. A vantagem é que dá para usar a busca do Twitter direto do Bing, numa caixa de pesquisa embaixo do primeiro resultado:

twitter

E outra coisa bem interessante do Bing é que ele te dá informações técnicas sobre o site, como a localização do QG, data de fundação, fundadores, no final da página. O último resultado do Google é equivalente a isso, mas você precisa clicar para ver, enquanto no Bing está na primeira página.

twitter2

Na comparação entre o Bing e o Google as vezes o Bing se sai melhor. Compare os resultados sobre Avril Lavigne no Bing e no Google, o do Bing é muito mais completo. Acho que o Bing só não cresce mais porque o Google ainda é o Google, mudar o costume das pessoas não é nada fácil. A parceria com o Yahoo! pode ajudar, já que ele é o segundo site mais acessado do mundo. Outra coisa que precisa mudar é o investimento em outros países, o Bing fora dos EUA não presta, a relevância dos resultados é muito baixa, pesquise Twitter no Bing Brasil, o site oficial não aparece na primeira página. Mas o Google que se cuide, seu reinado está ameaçado, o market share do Bing cresce a cada mês.

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.