sábado, 29 de novembro de 2008

A diferença da TV aberta para a TV por assinatura

É cada vez maior o número de pessoas que têm TV por assinatura, mas o número de pessoas que não tem acesso a ela é muito maior. O que aumenta a audiência da TV aberta. Mesmo assim a diferença entre um canal aberto e os por assinatura é muito grande, não na programação, mas no respeito aos usuários(exceto alguns canais).

televisao2

Na TV aberta é raro um programa começar no horário marcado, não importa o canal. A diferença é o tempo a mais que demora. Na Globo, normalmente não passa de 15 minutos(só no último capitulo das novelas que o atraso é de 1 hora), no SBT o atraso fica entre 15 e 30 minutos e na Record o atraso é de meia hora.

Outra coisa ruim na TV aberta, que acontece mais na Record e no SBT é a mudança de programação sem nenhum aviso. O SBT fazia isso toda hora, agora melhorou um pouco. Mas o que mais me deixou com raiva foi quando a Record começou a passar Heroes fazendo muita propaganda em vários programas e umas semanas após a estréia o programa ficou começando cada vez mais tarde e quando estreiou a TV Digital ele foi pra quase meia noite e sem avisar nada foi para segunda-feira. Total desrespeito com o telespectador.

Ai, quando comparamos com a TV por assinatura vemos a diferença. Nos canais pagos os programas começam sempre na hora, inclusive os dos canais Globosat, isso quer dizer, da Globo. E na TV por assinatura normalmente a mudança da programação é avisada, não vemos queixas de programas mudando de horário sem aviso nenhum.

Mas alguns canais por assinatura(como o Sony, as vezes o Warner e outros) são problemáticos. Outro dia eu estava vendo Todo Mundo Odeia o Chris(Every Body Hates Chris) no Sony e a legenda só começava depois que o símbolo do Sony ficava pequeno e transparente. E teve uma vez que o Warner passou a legenda do programa em espanhol. Fora isso tem as queixas que eu sempre leio na coluna Controle Remoto do Jornal O Globo.

Mesmo com esses pequenos problemas a TV por assinatura tem uma qualidade melhor que a TV aberta. E quem não tem TV por assinatura acaba sendo obrigado a ver o programa que deveria começar meia noite começar meia noite e meia(meu caso), eu até parei de ver CSI Miami porque não agüentava ficar acordado o episódio inteiro, se começasse meia noite, como eles divulgam, eu conseguiria. O pior de tudo é ter que acordar cedo no dia seguinte.

Eu nem vou reclamar do SBT que passa séries excelentes de madrugada porque eles tem o direito de fazer isso, eles avisam o horário que vai ser exibido e exibem na hora, então eles tão certos, não é o ideal mas…

E pra quem diz que os canais de TV aberta estão fazendo um favor, eu digo que não estão. A partir do momento que exibem propagandas durante o programa, eles estão lucrando, e se não fosse pelos telespectadores eles não teriam anunciantes, então no final nós pagamos por isso, mas o dinheiro não sai do nosso bolso. Por isso eles deveriam ter um pouco mais de respeito conosco.

Essa é a minha opinião, alguns vão concordar, outros discordar, mas é assim que são as coisas. Até mais!

Ocorreu um erro neste gadget
Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.