sábado, 29 de novembro de 2008

A diferença da TV aberta para a TV por assinatura

É cada vez maior o número de pessoas que têm TV por assinatura, mas o número de pessoas que não tem acesso a ela é muito maior. O que aumenta a audiência da TV aberta. Mesmo assim a diferença entre um canal aberto e os por assinatura é muito grande, não na programação, mas no respeito aos usuários(exceto alguns canais).

televisao2

Na TV aberta é raro um programa começar no horário marcado, não importa o canal. A diferença é o tempo a mais que demora. Na Globo, normalmente não passa de 15 minutos(só no último capitulo das novelas que o atraso é de 1 hora), no SBT o atraso fica entre 15 e 30 minutos e na Record o atraso é de meia hora.

Outra coisa ruim na TV aberta, que acontece mais na Record e no SBT é a mudança de programação sem nenhum aviso. O SBT fazia isso toda hora, agora melhorou um pouco. Mas o que mais me deixou com raiva foi quando a Record começou a passar Heroes fazendo muita propaganda em vários programas e umas semanas após a estréia o programa ficou começando cada vez mais tarde e quando estreiou a TV Digital ele foi pra quase meia noite e sem avisar nada foi para segunda-feira. Total desrespeito com o telespectador.

Ai, quando comparamos com a TV por assinatura vemos a diferença. Nos canais pagos os programas começam sempre na hora, inclusive os dos canais Globosat, isso quer dizer, da Globo. E na TV por assinatura normalmente a mudança da programação é avisada, não vemos queixas de programas mudando de horário sem aviso nenhum.

Mas alguns canais por assinatura(como o Sony, as vezes o Warner e outros) são problemáticos. Outro dia eu estava vendo Todo Mundo Odeia o Chris(Every Body Hates Chris) no Sony e a legenda só começava depois que o símbolo do Sony ficava pequeno e transparente. E teve uma vez que o Warner passou a legenda do programa em espanhol. Fora isso tem as queixas que eu sempre leio na coluna Controle Remoto do Jornal O Globo.

Mesmo com esses pequenos problemas a TV por assinatura tem uma qualidade melhor que a TV aberta. E quem não tem TV por assinatura acaba sendo obrigado a ver o programa que deveria começar meia noite começar meia noite e meia(meu caso), eu até parei de ver CSI Miami porque não agüentava ficar acordado o episódio inteiro, se começasse meia noite, como eles divulgam, eu conseguiria. O pior de tudo é ter que acordar cedo no dia seguinte.

Eu nem vou reclamar do SBT que passa séries excelentes de madrugada porque eles tem o direito de fazer isso, eles avisam o horário que vai ser exibido e exibem na hora, então eles tão certos, não é o ideal mas…

E pra quem diz que os canais de TV aberta estão fazendo um favor, eu digo que não estão. A partir do momento que exibem propagandas durante o programa, eles estão lucrando, e se não fosse pelos telespectadores eles não teriam anunciantes, então no final nós pagamos por isso, mas o dinheiro não sai do nosso bolso. Por isso eles deveriam ter um pouco mais de respeito conosco.

Essa é a minha opinião, alguns vão concordar, outros discordar, mas é assim que são as coisas. Até mais!

Por algum motivo que ainda não descobri, os comentários podem não aparecer para usuários do Internet Explorer. Estou trabalhando no problema, desculpe o transtorno.